26 março, 2011

A maior saudade do mundo


Saudade: Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhado do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia. Pesar da ausência de alguém que nos é querido.

É o que consta no dicionário... Eu ainda adicionaria: saudade = dor da alma.
Dor, e que dor! Não consigo me lembrar de nada que machuque tanto quanto esse sentimento.
Sabe o que é pior? Em certos casos, como o meu, não dá pra matar a saudade. A saudade de alguém que já partiu, e que faz muita falta...
Ou seja, a dor da saudade não passa e nunca passará, você só aprende a conviver com ela.
Ninguém pode te ajudar, não existe uma palavra mágica que te faça esquecer. Por mais que você se distraia, é a saudade que vai deixar seu peito bem apertado na hora em que você encostar a cabeça no travesseiro. Vai te fazer querer chorar, até você não conseguir segurar mais. Algumas músicas, imagens e lembranças serão reconfortantes, mas ao mesmo tempo, desesperadoras. Acho que não sei lidar com a perda... e na verdade, nunca conheci alguém que saiba.


"Guarda estes versos que escrevi chorando como um alívio a minha saudade, como um dever do meu amor; e quando houver em ti um eco de saudade, beija estes versos que escrevi chorando."
Machado de Assis




Dedicado ao que me fez sentir a maior saudade do mundo, R.S.


Nenhum comentário: